A senhora Pylinska e o segredo de Chopin
Embora sejam bastante distintas, literatura e música sempre se complementaram e se manifestaram uma na outra. O poder que ambas possuem para representar, discutir e descrever absolutamente tudo que exista ao nosso redor é de uma sutileza extraordinária. Unir essas duas artes desenvolve um sentimento que transcende o interior, expressando-se externamente. Schmitt faz transbordar esse sentimento em qualquer pessoa que leia sua obra.
Quando o pequeno Éric, com então nove anos, ver sua tia Aimmé tocando no piano uma peça de Chopin, se ver encantado e objetiva, um dia, aprender a não somente tocar o instrumento, mas, exclusivamente, as composições criadas pelo artista. Mais tarde, ao entrar na faculdade de filosofia, o sonho antigo ganha forma, e, então, procura uma professora, que, por capricho do destino, é apaixonada por Chopin.
À medida em que as aulas vão ocorrendo, a professora impõe tarefas que estão, primeiramente, não interligadas ao piano, mas sobretudo com a vida. Para ela, deve existir uma busca, antes de tudo, sobre amor, relações, processos. Para a professora, aprender a tocar a verdadeira música de Chopin, era necessário descobrir os acordes que a vida oferece. Ao compreender a ordem da natureza e da vida, a essência de Chopin seria desvendada. As aulas com Pylinska se transformam, então, no reconhecimento e descobrimento sutil e puro da vida e da música e o que ambas podem oferecer.
Com personagens bem construídos dentro da narrativa, terminamos a obra com uma vontade de sentar-se com cada um deles e tomar um café no final de tarde. Cada um com seu mundo em particular, mas que apontam para um mesmo ponto: a vida e como ela precisa e deve ser.
O final é de deixar qualquer um de coração apertado. A obra nos mostra que a vida é efêmera, mas não pequena, e devemos vivê-la intensamente, em suas complexas nuances. Para sentirmos como a melodia da vida é tocada temos que ser preenchidos de diversos atributos que fazem com que os sentimentos estejam numa só sintonia.
___________________
Extra: Canções que aparecem no livro (ordem alfabética): Clique Aqui