Aos que morrem em silêncio, de Carluce Couto
A atriz e escritora baiana Carluce Couto estreia na literatura com o romance Aos que morrem em silêncio, publicado pela Companhia Editora de Pernambuco (Cepe). A obra apresenta uma história marcada por verdades e ausências, com narrativas que exploram intensamente o universo feminino. O leitor acompanha o amadurecimento de Bebel, a protagonista, ao longo de sua trajetória da infância à vida adulta.
Entre cenários que vão do Carnaval de Salvador a um sebo em São Paulo, as personagens da trama se revelam gradualmente ao longo das 148 páginas do romance. A autora descreve o livro como uma “chuva de pedrinhas”, uma imagem que surgiu ao observar a capa criada por Dolores Orange. Segundo Carluce, “ao ver o desenho, pensei nas pedrinhas do jogo de Sete Pedras, o que me transportou à infância, tema que está muito presente no livro. Mais tarde, percebi que, pela forma como as pedrinhas estavam dispostas, evocava uma chuva.”
A narrativa intercala infância e vida adulta por meio de saltos temporais, abordando temas como traumas familiares, saudades, finitude, solidão, amizade e violência. Bebel, a jovem advogada que protagoniza a história, enfrenta uma reviravolta em sua vida aparentemente perfeita - “filha obediente, aluna disciplinada e funcionária exemplar” - ao herdar um sebo de livros em São Paulo após um velório.
Carluce Couto aborda com sensibilidade as “mortes silenciosas” que permeiam a vida de Bebel, trazendo reflexões delicadas sobre ausência e perda. Em um dos trechos, Bebel se questiona: “Será que nunca mais vai vê-la? Se for esse o caso, para onde vai a ausência? Melhor: o que fazemos com ela? Um dia, ela some por completo ou aprendemos a conviver com aquela sombra...?”
Essas ausências também são representadas por outros personagens, como Agenor, que decide viver para sempre. Ele reflete: “Nunca havia sido requerido um castigo tão severo e a mando do próprio penalizado. Onde já se viu desejar arrastar a vida por uma eternidade...?”
Sobre o livro, Gianni Gianni, editora assistente da Cepe, destaca: “Aos que morrem em silêncio é um livro que surpreende pela sua precisão e economia narrativa, acompanhando uma personagem que inspira muita familiaridade aos leitores nascidos nos anos 1990. O modo como uma paisagem de violências contra mulheres se costura a cenários e memórias afetivas, da infância e do presente da protagonista Bebel, é algo marcante nesse romance, cuja sutileza pode enganar os desavisados.”
O lançamento será realizado na sexta-feira (13/12), das 18h às 20h, na Livraria LDM do Shopping Paseo Itaiguara, em Salvador (BA), com um bate-papo mediado pelo curador Heider de Assis.