8 de abril de 2022

CCXP atualiza o rol de premiações nacionais

Marcada para acontecer no dia 14 de julho, CCXP Awards detalha como será a maior premiação nacional nas principais vertentes da cultura pop e homenageia o que há de melhor nos games, filmes, séries, livros, quadrinhos e criadores de conteúdo nacional

Dando sequência aos eventos do CCXPverso, o Omelete Company anuncia para o dia 14 de julho a CCXP Awards, a maior premiação da cultura pop do Brasil. O evento acontecerá em São Paulo e irá celebrar os melhores produtos nacionais e internacionais em várias artes como games, filmes, séries, livros, quadrinhos e criadores de conteúdo. A novidade conta com o pioneirismo em solo nacional de premiar diversos artistas, produtores e empresas em múltiplas categorias. Para Roberto Fabri, VP de Conteúdo e Marca da CCXP, o CCXP Awards se posiciona como uma evolução dos tradicionais prêmios, já presentes em território nacional, e unifica a paixão pela cultura pop dentro dos diferentes públicos, faixas etárias e vertentes.
“Um prêmio que celebra a cultura e principalmente a cultura pop, e já nasce como a maior premiação do gênero no Brasil. Essa é a definição da CCXP Awards. Um prêmio o qual foca no reconhecimento da produção de conteúdo nacional em diferentes categorias”, explica Fabri. O executivo destaca ainda que a cerimônia seguirá moldes estabelecidos por grandes eventos como o Oscar, Festivais de Cannes e o The Game Awards.
Com um total de 36 prêmios, o evento tem a previsão de duração de 2h30, excluindo alguns momentos como Red Carpet, homenagens e shows. A transmissão total do conteúdo, envolvendo a CCXP Awards, está estimada a ultrapassar 6 horas e poderá ser conferida no site e redes sociais do Omelete, contando com todo o time de apresentadores na cobertura. O comando do evento será conduzido por um grande nome que está sendo mantido em sigilo por conta do fechamento de contrato.
Na CCXP Awards, apenas as categorias ‘Filmes’, ‘Séries’ e ‘Games’ contarão com uma subcategoria que irá premiar o melhor produto em escala global. Em todas as outras categorias e subcategorias, os concorrentes são 100% nacionais. Confira as categorias:

  • FILMES
    - Melhor filme do ano (Global)
    - Melhor filme (BR)
    - Melhor direção (BR)
    - Ator (BR)
    - Atriz (BR)
    - Melhor Roteiro (BR)
  • SÉRIES DE TV
    - Melhor série do ano (Global)
    - Melhor série (BR)
    - Ator (BR)
    - Atriz (BR)
    - Melhor Roteiro (BR)
  •  QUADRINHOS
    - Quadrinho do ano (BR)
    - Quadrinista do ano (BR)
    - Álbum (BR)
    - Tira e Web-tira (BR)
    - Roteirista (BR)
    - Desenhista (BR)
  • GAMES
    - Game do ano (Global)
    - Game do ano (BR)
    - Game competitivo do ano (BR)
    - Game mobile do ano (BR)
    - ORG do ano (BR)
    - Pro-Player do ano (BR)
    - Pro-Player feminina do ano (BR)CREATORS
    - Streamer Masculino do ano (BR)
    - Streamer Feminina do ano (BR)
    - Canal / Criador revelação do ano (BR)
    - Criador de conteúdo do ano (BR)
    - Podcast do ano (BR)
  • LIVROS
    Melhor ficção (BR)
    - Melhor não-ficção (BR)

Para Fabri, a CCXP Awards deverá reverberar nas redes sociais como nenhuma outra premiação. Os motivos? Por votação popular, a CCXP Awards irá homenagear a comunidade mais relevante do ano - aquele que mais movimentou as redes sociais. Outras homenagens serão ao ‘Profissional do Ano’ dentro da indústria da cultura pop e ao grande vencedor da noite, na categoria ‘Grand Prix’. Como forma de criar uma Academia Brasileira da Cultura Pop, a CCXP Awards irá anunciar os primeiros nomes que entrarão nesse Hall da Fama. E, como tradição em toda grande premiação, o evento contará com Red Carpet, a presença de celebridades, festa de gala, shows e homenagens póstumas.
Como não poderia ser diferente, a CCXP Awards está inaugurando suas contas nas redes sociais: Instagram (@ccxpawards) e Twitter (@ccxpawards). Além disso, o site da CCXP Awards já está disponível com mais informações para o público ir ficando por dentro da maior premiação do País.

Votação e inscrições

As inscrições para concorrer em todas as categorias serão abertas no dia 4 de maio, no site da CCXP Awards, e ficarão abertas até o dia 24 de maio. Após o término, as obras e os conteúdos inscritos seguirão para análise de um júri composto por artistas, produtores, desenvolvedores, gamers, creators e jornalistas os quais fazem parte da indústria do entretenimento no País, denominado como Comitê de Especialistas. O resultado será a formação de um ‘Top 10’ para cada subcategoria. “Nossa expectativa é contar com inscrição de todos os estados brasileiros. O Brasil é muito rico em conteúdo de quadrinhos, séries, filmes, livros e games. Não importa se é grande ou pequeno, a CCXP Awards acredita no fomento e visibilidade da cultura nacional”, destaca Fabri.
Com o ‘Top 10’ definido em cada subcategoria, abre-se no dia 16 de junho a votação popular para eleição do ‘Top 5’ dentro de cada subcategoria, seguindo até o dia 29. Neste período, haverá também os votos de um segundo júri, chamado Júri Técnico, e será formado por um presidente junto a cinco membros especializados para cada categoria.
Ainda no dia 29, será conhecido o resultado dos cinco finalistas em cada subcategoria. No dia seguinte, 30, será dada abertura para definir o vencedor de cada subcategoria. Novamente o público irá participar na escolha junto do voto do Júri Técnico. A votação está marcada para se encerrar no dia 13 de julho, um dia antes do evento.
Para os vencedores, haverá uma homenagem na CCXP 22; um troféu que contará com uma história por traz do seu desenvolvimento e será um dos mais cobiçados do País; um certificado e a participação em conteúdos especiais do site Omelete.