A Trindade Bantu, de Max Lobe
Estreia de escritor camaronês no Brasil, romance tem narrativa atravessada por relações multiculturais e suas contradições
A Trindade Bantu é o segundo romance do escritor camaronês Max Lobe, há anos residente na Suíça – o primeiro a ser publicado no Brasil. A obra apresenta aos leitores a voz pungente de um escritor que expõe com ironia, humor e ternura as contradições e falsas ilusões de uma sociedade multicultural como é a das cidades da Helvécia, um país no coração da Europa, palco da narrativa desse romance. A obra chega ao país com tradução de Lucas Neves.
Nascido em Camarões em 1986, Max Lobe mora na Suíça desde os dezoito anos. Seu protagonista, Mwána, é também um jovem africano que vive em Genebra. No romance, a personagem central narra sua odisseia à procura de um emprego, enquanto vive dividido entre a cultura bantu de origem e o amor por Ruedi, seu companheiro suíço-alemão. A vida do casal é marcada pelas dificuldades econômicas e o medo da fome, porém sempre atravessado por um espírito vivo e confiante.
Personagens carismáticos transitam pela narrativa carregada de temas da atualidade, como imigração, homossexualidade e relações interculturais, presentes também em contos e outros romances do escritor. A Trindade Bantu, originalmente publicado em 2014, traz a riqueza da cultura africana em contraponto com uma Europa atravessada por ventos de intolerância e xenofobia.
Max Lobe é autor dos romances 39 Rue de Berne (2013), Confidences (2016), Loin de Douala (2018) e La Promesse de Sa Phall’Excellence (2021). Com Confidences recebeu o Prix Ahmadou Kourouma. Com A Trindade Bantu (2014) recebeu o Salerno Book of Europe Award 2018.
Ficha Técnica
Livro: A Trindade Bantu
Autor: Max Lobe
Tradução: Lucas Neves
Capa: Julia Geiser
Número de páginas: 183
Preço: R$ 59,90
Ano de publicação: 2022