21 de fevereiro de 2022

Chega ao Brasil A liga das superfeministas, HQ da francesa Mirion Malle

A HQ aborda, com humor, as principais ferramentas e estratégias para a construção de um mundo feminista.

 

A Liga das SuperFeministas é uma história em quadrinhos enérgica e feroz para pré-adolescentes e adolescentes mais jovens, mas, certamente pessoas de todas as idades vão se encantar. A cartunista Mirion Malle orienta os leitores através de alguns dos princípios centrais do feminismo e das temáticas midiáticas, incluindo consentimento, interseccionalidade, privilégio, imagem corporal, inclusão e muito mais. Mirion desmistifica todos estes temas em um diálogo espirituoso.

Os quadrinhos perspicazes e humorísticos de Malle transportam conceitos usualmente elevados em torres de marfim para o espaço eternamente mais seguro de discussão aberta. Fazendo referência ao teste de Bechdel no cinema e à dissecação do privilégio branco de Peggy McIntosh através da metáfora da "mochila invisível", a Liga das Super Feministas é um trunfo para a sala de aula, biblioteca e casa.  Cavaleiros e princesas apresentam problemas associados ao consentimento; super-heróis revelam estereótipos problemáticos associados ao gênero; e espectadores mal-humorados mostram o quão insidiosa a cultura de chamar gatos pode ser. Não importa como as mulheres se vestem, Malle explica, parece sempre haver alguém pronto para chamá-lo para fora. A Liga das Super Feministas articula com equilíbrio e clareza como vieses inconscientes e processos problemáticos de pensamento podem ter resultados trágicos.

 

Por que o feminismo importa? As feministas odeiam os homens? Como raça e feminismo se cruzam? Malle responde a essas perguntas para jovens leitores, em um quadrinho tão brincalhão e hilário quanto necessário.

Sobre a autora:

Mirion Malle, 28 anos, é uma cartunista e ilustradora francesa que vive em Montreal, Canadá. Ela estudou quadrinhos na École Supérieure des Arts Saint-Luc em Bruxelas e fez mestrado em sociologia especializado em estudos de gênero e feministas, via Paris Diderot e a Université du Québec à Montréal. Malle foi indicada ao Prix Jeunesse 2020 no Festival Internacional de Quadrinhos de Angoulême.

Ficha técnica:

TítuloA Liga das Superfeministas
Autora: Mirion Malle
Tradutora: Maria Clara Carneiro
ISBN: 978-85-9500-055-1
Formato: 20,5x27,5 cm
Páginas: 64pp
Acabamento: brochura
Preço: R$ 62,00
Editora: Oficina Raquel