Padaria Espiritual em Quadrinhos
O projeto, que une as linguagens da literatura e das histórias em quadrinhos, conta com pesquisa e roteiro de Charles Ribeiro Pinheiro e artes por Luís XIII, artista cearense com trabalhos nos E.U.A, Canadá e França e Talles Rodrigues, ilustrador e designer gráfico, autor de Cortabundas: o maníaco do José Walter, Novos Sumérios e vencedor do prêmio HQMix 2021 pelo quadrinho Mayara e Annabelle: hora extra.
O livro contará a trajetória da Padaria Espiritual, uma irreverente e original agremiação, formada nas cadeiras do Café Java (quiosque estilo art nouveau que ficava na Praça do Ferreira) por jovens rapazes de letras e artes, que agitou culturalmente a cidade de Fortaleza, no final do século XIX. De forma bem humorada, houve uma luta incessante para socializar as letras em Fortaleza através da leitura coletiva de poemas, contos e romances em saraus e festas. Os jovens literatos lutaram contra o marasmo cultural e contra as dificuldades materiais para publicar seus os livros, além de publicarem o jornal O Pão.
A Campanha no Catarse é da modalidade flex, ou seja, o livro será publicado e os apoiadores receberão seus livros, independente se a meta pretendida for atingida ou não. Há pacotes individuais de apoio a partir de 10 reais e até a possibilidade de pessoas físicas ou empresas contribuírem com pacotes de patrocínios, com as contrapartidas descritas no site.
Os apoiadores, além do livro Padaria Espiritual em quadrinhos, receberão como recompensa um Mapa/pôster da Fortaleza antiga, da época da Padaria Espiritual (1892-1898); e uma edição crítica do livro Violação, uma ficção de horror naturalista, de Rodolfo Teófilo, além de uma antologia intitulada Humor na Padaria Espiritual, ambas organizadas pelo Prof. Dr. Charles Ribeiro Pinheiro.
Para apoiar o projeto, basta efetuar o cadastro no site do Catarse e escolher uma das modalidades de recompensa, no link a seguir Padaria Espiritual em Quadrinhos
A linguagem dinâmica dos quadrinhos convida o leitor para ser um espectador privilegiado, ao passear pelas ruas da Fortaleza antiga e testemunhar a agitada vida literária da época.Contar a trajetória da Padaria Espiritual em quadrinhos é uma forma de democratizar a história do patrimônio histórico e cultural do Ceará para um público mais amplo, formado por adolescentes, jovens e adultos, para o próprio estado e para todo o Brasil.
Saiba mais em: Padaria Espiritual HQ e Os 129 anos da Padaria Espiritual no Ceará