A ParaLeLo13S lança A Talentosa Família Ribkins, romance da premiada Ladee Hubbard
Inspirado num famoso ensaio de W. E. B. Du Bois, somado ao talento e originalidade de Ladee Hubbard, A Talentosa Família Ribkins marca a exitosa estreia da autora e também a sua primeira publicação no Brasil, através da editora baiana ParaLeLo13S.
Sobre a autora
Ladee Hubbard é uma escritora norte-americana premiada. Mora em Nova Orleans com o marido e filhos.
É autora de A Talentosa Família Ribkins (ParaLeLo13S, 2021), que recebeu o Prêmio Ernest J. Gaines 2018 por Excelência Literária e o Prêmio Hurston-Wright Foundation Legacy por Estreia-Ficção.
Bacharelou-se pela Princeton University, fez mestrado em Escrita Dramática na New York University, PhD em World Arts and Cultures na University of California, Los Angeles, e mestrado em Escrita Criativa na University of Wisconsin-Madison. Ela lecionou no departamento de Estudos Africanos e da Diáspora Africana na Universidade de Tulane.
Além do A Talentosa Família Ribkins publicou o romance The Rib King (2021) e está para lançar a coletânea de contos The Last Suspicious Holdout and Other Stories (com data de lançamento para março de 2022). Os últimos inéditos no Brasil.
A escrita de Hubbard apareceu na Guernica, The Times Literary Supplement, Arkansas International, Copper Nickel e Callaloo, entre outras publicações.
Sinopse
Aos setenta e dois anos, Johnny Ribkins não deveria ter tais problemas: ele tem uma semana para arranjar o dinheiro que roubou de seu chefe mafioso.
O que pode ou não ser útil para Johnny quando ele foge é que ele vem de uma família afro-americana que foi dotada de talentos que, embora nem sempre úteis, são talentos, no entanto. O pai de Johnny podia ver no escuro. Seu irmão podia escalar paredes. E o próprio Johnny pode fazer mapas precisos de qualquer espaço que você nomear, esteja ele lá ou não.
Antigamente, a família Ribkins tentava aplicar seus dons ao esforço pelos direitos civis, chamando-se Comitê de Justiça. Mas quando seus poderes se mostraram insuficientes, o grupo se desfez. Johnny e seu irmão começaram a usar seus talentos para ganho pessoal, encenando uma série de roubos, cada um mais ousado que o anterior.
Avance algumas décadas e Johnny está em uma corrida contra o relógio para desenterrar os saques que escondeu por toda a Flórida. Seu irmão se foi, mas ele tem uma companheira inesperada: a filha de seu irmão, Eloise, que tem um talento especial próprio.
Uma inesperada road trip
Uma inesperada road trip que estabelece uma relação intergeracional e promove a redescoberta a seu pertencimento e sua negritude.
O romance aborda ancestralidade numa costura entre gerações e história. Explicita muros reais e sutis pelos contrastes entre classes sociais.
Do encontro entre Johnny e Eloise surgem conflitos que apontam questões como estigma, racismo, gentrificação e misoginia.
O percurso dos Ribkins revela, através do tempo, ideologias e violências tão intrinsicamente ligadas que trazem a suas páginas o peso da realidade, não fosse o “senso de humor refinadíssimo de Ladee Hubbard, que enseja uma ambiência leve, agradável e afetuosa” à narrativa – como bem colocado por Guellwaar Adún na orelha do volume.
O que disseram sobre o livro
“Pelo puro prazer de leitura, o romance original e descontroladamente inventivo de Ladee Hubbard é uma classe à parte.” Toni Morrison, prêmio Nobel de Literatura.
“Descrever este romance, como alguém inevitavelmente o fará, como o Canção de Salomão [de Toni Morrison] reimaginado como uma franquia da Marvel Comics, é enganar sua inteligência e audácia.” Kirkus Review, que o listou como um dos melhores romances do ano de 2017.
“Uma comédia peculiar e agridoce, o romance de Hubbard oferece uma perspectiva original sobre o legado do movimento pelos direitos civis (...) Elabora uma ideia irresistível de ativistas com superpoderes de fato desafiando a estrutura de poder racista da América de meados do século XX.” Atlanta Journal-Constitution
Prêmios
-
Hurston/Wright Legacy Award for Debut Fiction 2018
-
Ernest J. Gaines Award for Literary Excellence 2018
- The Best Books of 2017 - Kirkus Reviews
- An INDIE NEXT 2017 pick
- Winner of the Rona Jaffe Foundation Writer's Award
- Winner of the William Faulkner - William Wisdom Prize
Sobre a edição brasieliro e lançamento
A edição brasileira tem tradução de Alejandro Reyes e conta com ilustração na capa de Aline Bispo. O romance integra a coleção Escritoras da América (que já conta com o romance Poso Wells, da equatoriana Gabriela Alemán).
O livro está à venda pelo site da Livraria Boto Cor de Rosa.
A ParaLeLo13S fará uma live de lançamento, que conta com a presença da escritora, no sábado 27 de novembro de 2021, às14h.