10 livros ilustrados para presentear neste Dia das Crianças
Ler com uma criança fortalece nosso vínculo com ela e se torna um momento de conexão, não importa se é recém-nascido ou pré-adolescente. O bebê ou a criança tira proveito não só da leitura compartilhada, como também da exploração das ilustrações e das conversas que possam surgir sobre a história.
Para além do momento compartilhado durante a leitura, ainda existe a possibilidade do objeto livro se transformar em uma brincadeira e da imaginação correr ainda mais solta.
Então que tal trocar o brinquedo que pisca, fala e anda por um livro neste Dia das Crianças?
Preparei uma lista com 10 livros que são sucesso aqui em casa (entre a cria e os adultos)!
Aqui Estamos Nós – Oliver Jeffers escreveu esse livro pensando em seu filho, na época recém-nascido, e tudo o que ele deveria saber sobre o mundo. Desde como se localizar usando as estrelas até o fato de que somos todos gente e nunca estamos sozinhos em nosso planeta. A Oli ganhou esse livro no aniversário de 1 ano! Já gerou interesse sobre o espaço, o fundo do mar, animais em geral e até hoje ela tem um apego enorme por ele.
(Oliver Jeffers – Editora Salamandra)
Quem Quer Brincar Comigo? – “A casa da menina toda tarde se agiganta e ninguém mais se espanta com tanta visita esquisita”: o patinho Todi, o gato Salgado, o porquinho Rosado, a vaca Pintada e o lobo Furacão. A história rimada, cumulativa e repetitiva é uma delícia de ler, e ainda se transforma num livrão, com as páginas se desdobrando a cada novo convidado! Mal chegou por aqui e já virou favorito. Super divertido!
(Tino Freitas, Ivan Zigg – Editora Abacatte)
Antes de Ir para a História – Lançamento recente da Gato Leitor, essa pérola em formato de livro nos permite espiar personagens famosos das histórias fazendo o que não mostram pra ninguém. Quer saber o que a Princesa, o Rei, o Lobo Mau e até o que o João e a Maria fazem quando não estão vivendo suas histórias tão conhecidas por nós? As revelações são inusitadas e junto com as ilustrações maravilhosas, garantem muitas risadas.
(Tino Freitas, José Carlos Lollo – Editora Gato Leitor)
Esconde Esconde – O livro convida o leitor para brincar, como já entrega o título. Quais palavras se escondem dentro de outras palavras? Da mesma dupla responsável pelo “Jacaré, não!” (outro sucesso por aqui) Esconde Esconde é interessante para os leitores iniciantes, que estão aprendendo a brincar com a língua, para os autônomos, com o desafio de descobrir mais exemplos de palavras dentro de palavras, como até para os pré-leitores, com um texto gostoso de ler e as ilustrações fora da caixa.
(Antônio Prata, Tallita Hoffmann – Editora Ubu)
Escrito e Desenhado por Enriqueta – Uma boa pedida para crianças que, assim como Enriqueta, adoram contar e criar histórias. Neste quadrinho de Liniers, acompanhamos todo o processo criativo da pequena autora e suas intervenções na história em tempo real. Uma pequena corajosa, um monstro de três cabeças e dois chapéus, ou seria uma cabeça e três chapéus...? Acompanhar a Enriqueta é diversão certa!
(Liniers – Editora VR)
Monstros – Mais uma menina criativa que sai correndo pela sua cidade sem cor criando monstros que a ajudam a dar vida aos prédios, às ruas e às pessoas. Um livro-imagem delicioso, com ilustrações cheias de detalhes. Quero ver quem resiste não se juntar à pequena e aos monstros e não sair colorindo tudo também. O nosso já virou um processo de co-autoria, rsrs!
(Alice Hoogstad – Editora Amelí)
Ter um patinho é útil – Quais são as utilidades de um patinho de borracha na vida de um menino? E, chegando ao fim, uma surpresa! Outra história começa, dessa vez nos mostrando as utilidades que um menino pode ter na vida de um patinho. Este livro sanfonado, da premiada Marisol Misenta (Isol), é uma boa pedida pros bem pequenos.
(Isol – Editora Sesi-sp)
Carona – Um surfista começa seu dia animado rumo à praia no feriado, até que ele dá de cara com um mergulhador pedindo carona. E então surge um super herói, um jacaré, um ladrão... O carro vai enchendo, o texto cumulativo aumentando e as ilustrações se transformando, pedindo que a gente se demore nelas percebendo tudo o que tá acontecendo. Já faz 84 anos que a gente lê esse livro quase todos os dias. É um barato!
(Guilherme Karsten – Editora Companhia das Letrinhas)
Bichos poéticos – Gato Gato, Lobo Bobo, Sapo Bom de Papo e Porco Oco são os quatro títulos que compõem o box de Bichos Poéticos. Com ilustrações divertidas, os poemas rimados tomam vida e geram uma leitura superdivertida. Por aqui não existe um favorito, sempre temos que ler os quatro.
(Roberto Guimarães, Ana Starling – Editora Peirópolis)
A Tromba – “A história que conto agora é verdadeira e dou fé. Para desdobrá-la peço que a leia em pé. Nasceu uma tromba gigante na cara do meu tio Zé!” Um livro-brinquedo artesanal que rende muitas risadas e uma leitura bem diferente. O nosso já tá pedindo pra se aposentar de tanto uso, estica e puxa e abre e fecha. Todo mundo entra na brincadeira.
(Tino Freitas, Débora Barbieri – Coletivo Baba Yaga)