O Rio dos Vestidos Amarelos, segundo romance do escritor Marcus Freitas
Em O Rio dos Vestidos Amarelos, romance de crime escrito por Marcus Freitas, nos deparamos com a história do protagonista Romero Puntel. Depois de ter abandonado a carreira de delegado de polícia, e de ter enfrentado uma crise pessoal por esse motivo, Puntel volta à ativa como investigador particular, motivado pelo assassinato em série de jovens mulheres na cidade de Belo Horizonte, cujo único dado em comum e aparente é estarem todas elas, no momento da morte, usando vestidos amarelos. A paisagem integra a trama, em especial a destruição e a cobertura “sanitária” das águas que cruzam a cidade, rios que se tornaram canais de esgoto e cujas imagens assombram o investigador e a própria narrativa.
Da mesma forma, elementos da cultura pop dos anos 60 (músicas, filmes, HQs) entram na história a partir das memórias de Puntel. Um legista sórdido, uma banqueteira e professora de culinária, um velho investigador cheio de ditados, um punk admirador de Frank Sinatra, um assassino serial apelidado pela imprensa de Homem-Aranha são algumas das personagens que cruzam as reviravoltas de Romero Puntel entre ruas antigas e riachos cobertos, cinemas abandonados e casas funerárias, velhas galerias e botequins imemoriais, clipes no computador e fotos de autópsia, cachoeiras de esgoto e cantoras de blues, lixo nas calçadas e entulho na internet.
O livro é editado pela Impressões de Minas Editora e traz a já conhecida marca do apurado projeto gráfico de Elza Silveira e do rigoroso controle de produção de sabor artesanal de Wallison Gontijo. Esse romance, ao mesmo tempo um thriller e uma contundente meditação sobre o Brasil de hoje, vem reafirmar o lugar de Marcus Freitas entre os escritores contemporâneos, além de, como já é marca do autor, tornar a cidade de Belo Horizonte, seus bairros e locais, palco para uma instigante investigação.
O lançamento está marcado para o dia 22 de maio, às 11h e será transmitido pelo Instagram da Impressões de Minas Editora.
Um dos hábitos de Romero Puntel é ouvir música no computador enquanto acessa sentimentos e recordações de sua vida. As músicas que fazem parte da narrativa foram reunidas e estão disponíveis para escuta. Ouça as playlists do livro nas seguintes plataformas:
YouTube:
https://www.youtube.com/channel/UChc6evDTfs7ph1f2xmYrv3Q
Spotify: https://open.spotify.com/playlist/2UWtVQ1Tfh1ahj2FgS0h7k?si=htwhlP7jTdaCVcyMmO_J1A
Sobre o autor
Marcus (Vinicius de) Freitas nasceu em 1959, natural de Belo Horizonte, MG. Romancista, poeta e ensaísta, é autor, entre outros, de Hartt: expedições pelo Brasil Imperial, 1865-1878 (Prêmio Jabuti 2002, Menção Honrosa), No Verso Dessa Canoa (poesia recolhida 1993-2005), Peixe Morto (Prêmio São Paulo 2009, finalista na categoria Romancista Estreante) e Pentâmetro Oitavo (poesia em tweets, https://twitter.com/marcusvfreitas).
Pré-venda
Site da editora: www.impressoesdeminas.com.br
Loja física da editora: rua Bueno Brandão, 80 – loja 2.
Bairro Floresta. Belo Horizonte, MG.
Contato do autor: marcusvfreitas1959@gmail.com
Valor: R$ 50,00
Lançamento
O Rio dos Vestidos Amarelos será lançado no dia 22/05 (sábado), às 11 horas, em uma live transmitida pelo perfil da editora Impressões de Minas, no Instagram.