Annie Ernaux agora na Fósforo Editora
Livro francês que lançou gênero de autoficção
Livro que lançou a autora à fama, O lugar, inédito no Brasil, estabelece as bases para o projeto literário que Annie Ernaux levaria adiante por três décadas de consagração crítica e sucesso de público. Nesta autosociobiografia que já vendeu 950 mil exemplares na França e foi traduzida para mais de vinte países, uma das mais importantes escritoras vivas da França se debruça sobre a vida do próprio pai para esmiuçar relações familiares e de classe, numa mistura entre história pessoal e sociologia que décadas mais tarde serviria de inspiração declarada a expoentes da autoficção mundial e grandes nomes da literatura francesa como Édouard Louis e Didier Eribon.
Assim como seus discípulos, Ernaux discute a origem operária dos pais e a posição de sua família numa França estratificada e dominada por códigos sociais, onde o menor dos detalhes põe em xeque a ascensão da autora à classe burguesa, duramente conquistada por meio dos estudos.
Com uma honestidade dilacerante, mas que nunca cede espaço ao sentimentalismo, Annie Ernaux explora o abismo que se abriu entre ela e o pai e dá origem a um clássico moderno profundamente humano e original, pela primeira vez disponível aos leitores brasileiros.
A edição brasileira foi traduzida pela poeta e tradutora Marília Garcia, que também verteu para o português o livro da mesma autora Os anos, publicado pela editora Três Estrelas, que ganhará nova edição em junho de 2021 pela Fósforo.
Sobre a autora:
Annie Ernaux nasceu em 1940, em Lillebonne, na França. Estudou na universidade de Rouen e foi professora do Centre National d’Enseignement par Correspondance por mais de trinta anos. Seus livros são considerados clássicos modernos na França. Em 2017, Ernaux recebeu o prêmio Marguerite Yourcenar pelo conjunto de sua obra.