26 de março de 2016

Carambaia e Vladimir Korolenko

Os livros Em má companhia e O músico cego são essenciais para conhecer melhor a obra de Vladimir Korolenko (1853-1921), autor fundamental da literatura de expressão russa e que não é lançado no Brasil há mais de 50 anos. Korolenko é considerado “um dos principais contistas da literatura de língua russa” por Liev Tolstói e é comparado a Charles Dickens pelo crítico Otto Maria Carpeaux.

capa_ƒ.indd

Vladimir Korolenko nasceu no sudeste do Império Russo, em Jitómir (atual Ucrânia) – uma região multicultural que passou pelo domínio russo, polonês e ucraniano, onde ele situa as duas novelas. Com vinte anos, foi estudar em Moscou, onde se envolveu com movimentos estudantis – o que lhe rendeu uma deportação para a Sibéria. Foi lá, durante o exílio, que começou a escrever. Preocupado em denunciar injustiças sociais e sofrimentos humanos, Korolenko é considerado um precursor da literatura proletária. Chamado por seus contemporâneos de “consciência de nossa época”, obteve tanto a aceitação popular como a dos meios intelectuais.

Em O músico cego, sua obra mais conhecida, porém inédita no Brasil, Korolenko conta a história de Piótr Popélski, garoto que nasce sem enxergar. A novela mostra a trajetória do menino, suas sensações e reações, entre a luz e a escuridão, e sua sensibilidade e aptidão em relação à música. A narrativa, delicada, foi assim avaliada pelo crítico russo Alexandre Skabitchevsky: “O músico cego é a última palavra da perfeição, uma das obras mais admiráveis com as quais o mundo literário já pôde contar. Impossível pensar em um tema tão simples, com menos artifícios, e ao mesmo tempo uma análise psicológica mais profunda”.

Exibindo CAPA_má companhia.jpgExibindo CAPA_má companhia.jpgExibindo CAPA_má companhia.jpgcapa_ƒ.indd

Em má companhia – memórias de infância de um amigo meu retrata a amizade de um garoto, filho de um juiz rico, que se envolve com uma turma de meninos de outro estrato social. Por meio dessa amizade, o autor aborda sentimentos básicos de compaixão e compartilhamento, temas que sempre estiveram presentes em seus textos.

A Caixa Korolenko, que já está disponível para pré-venda com desconto no site da CARAMBAIA, conta com projeto gráfico elaborado por Elisa Von Randow, autora também das ilustrações que acompanham os livros, feitas por uma composição de papéis picados, rasgados manualmente, depois fotografados. Como todos os títulos da CARAMBAIA, a caixa tem tiragem limitada a 1.000 exemplares, numerados.

À venda no site da CARAMBAIA, na Livraria Blooks (RJ e SP), na Livraria Martins Fontes (SP) na Livraria Arlequim (RJ), Livraria Quixote (BH), Livraria Livros & Livros (Florianópolis).

 

Ficha Técnica

Dimensão: 19,20 x 12,50
Edição: 1ª
Volume: 2
Editora: Carambaia
Idioma: Português
ISBN: 978-85-69002-13
O músico cego: 208 páginas
Em má companhia: 120 páginas
Ano de publicação: 2016
Capa dura: Sim
Preço: R$ 124,90 (Caixa Korolenko com 2 livros)
Tradução: Klara Gourianova
Projeto gráfico: Elisa Von Randow
Tiragem: 1000 exemplares